Proposta Pedagógica

Em relação à nossa proposta pedagógica, o Colégio Sol conta com a plataforma de Ensino Eleva cujos valores estão pautados por competências e habilidades, onde os objetos de conhecimento são trabalhados de acordo com a expectativa de aprendizagem de cada tópico em cada disciplina, respeitando a ordenação e as prioridades exigidas pelo documento da Educação Infantil até o 9º Ano do Ensino Fundamental.

O currículo abarca habilidades e objetos de conhecimento para além da BNCC e está pautado em três pilares:

• EXCELÊNCIA ACADÊMICA
  • HABILIDADES DE VIDA
  • CIDADANIA

Ênfase em:

• Domínio técnico dos conteúdos;
  • Aprender a aprender;
  • Melhoria contínua;
  • Habilidades socioemocionais (saber trabalhar em grupo, ter empatia, proatividade, consciência crítica e atitude para resolução de problemas);
  • Desenvolvimento da cidadania (valores democráticos, a cidadania digital, o empreendedorismo social, consciência com a biotecnologia e o meio ambiente);

Nossos Cursos

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, dada a pouca vivência dessa faixa etária, a contextualização não se dá por meio de incentivos externos, como acontecimentos no país e no mundo, mas na própria experiência de vida das crianças.

No Ensino Fundamental – Anos Finais seguimos uma filosofia pedagógica que enfoca a contextualização sem abrir mão do conteúdo. Todos os assuntos partem de um texto motivador, abrangem a teoria de forma aprofundada e terminam com exercícios contextualizados que ilustram aplicações dos conceitos vivenciados no cotidiano.

Acreditamos que a contextualização deve começar a partir do 1ª Ano do Ensino Fundamental, período em que a criança é capaz de adquirir habilidades de leitura e escrita relacionadas a um contexto maior, e prosseguir até a conclusão do Ensino Médio.

Cada assunto ensinado está sempre associado a uma situação problema ou a um texto motivador interessante, e isso é feito sem perder de vista uma abordagem aprofundada do conteúdo.

O Colégio Sol também implementa em seu currículo o programa bilíngue da Plataforma de Ensino Eleva, “GO Bilingual”, com cinco aulas semanais com foco na oralidade e na comunicação, por meio do aprimoramento das quatro habilidades de domínio da Língua Inglesa (leitura, escrita, fala e compreensão). Com essa imersão no aprendizado da Língua Inglesa, os alunos podem atingir um nível de fluência muito mais rico e completo.